< Voltar para Projetos
  • Expand_Shopping_Higienopolis-05
  • Expand_Shopping_Higienopolis-04
  • Expand_Shopping_Higienopolis-03
  • Expand_Shopping_Higienopolis-02
  • Expand_Shopping_Higienopolis-01

EXPAND – SHOPPING HIGIENÓPOLIS

INFO
São Paulo / SP , Brasil - 2009

Imóvel tombado convertido em unidade comercial voltada para a comercialização de vinhos e produtos afins

No porão de um casarão de época tombado pelo Patrimônio Histórico da Cidade da São Paulo, anexo ao Bar Des Arts e ao Shopping Pátio Higienópolis, a maior rede de lojas de vinhos do Brasil, a Expand, inaugura mais uma loja com o projeto assinado pelo escritório Idoeta Arquitetura.
O casarão está situado em Higienópolis, um dos primeiros bairros residenciais nobres da cidade de São Paulo. O sobrado foi construído, pelo arquiteto e construtor George Henry Krug em 1910, a pedido dos irmãos Luis Carlos e Cecília Berrini. Em novembro de 1995, a casa foi tombada pelo Compresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e está em processo de tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). O Shopping Pátio Higienópolis é, desde 1999, o responsável pela recuperação do imóvel.
Neste novo espaço, segundo a arquiteta Lina Idoeta, foram tomadas precauções para preservar a arquitetura original do casarão, o qual possui um estilo eclético típico das construções de sua época no bairro de Higienópolis.
Para que nenhum dano fosse causado ao imóvel, sem este perder seu principal atributo de ponto de vendas, houve o cuidado de se instalar um piso elevado para a passagem das instalações necessárias ao funcionamento da estrutura desta unidade comercial. O piso utilizado na loja simula a madeira com fidelidade, mas é composto principalmente por PVC reciclado pós-consumo, característica que o faz ser reconhecido por critérios do “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), como um material adequado para o mercado de produtos e serviços que seguem os rígidos padrões de “Green Buildings”. Já as luminárias foram fixadas em trilhos sobrepostos ao forro original de madeira, preservando assim suas características iniciais.
Os móveis expositores de vinhos confeccionados com madeira de Pinus certificada são auto portantes, característica esta que faz com que não seja necessária a sua fixação nas paredes. Tais móveis são de tonalidade clara, o que proporciona um ar leve ao interior da loja, e também possuem o fundo vazado permitindo que todos visualizem as características originais do imóvel. O casarão possui toda sua estrutura constituída por pedras e paredes de tijolos aparentes.
O verde selecionado para o acrílico do balcão de atendimento, na entrada, em conjunto com os pôsteres coloridos espalhados harmonicamente por todo o local, confere a esta loja da Expand um ar alegre e contemporâneo ao ambiente. Outra novidade a ser destacada, é a divertida poltrona elaborada com rolhas de vinho desenvolvida exclusivamente para ambientar o local.
A sobreposição das características contemporâneas ao estilo nostálgico deste casarão quase centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico da Cidade São Paulo, tornou esta nova loja da Expand ainda mais atrativa e surpreendente.

Informações Complementares

Equipe IDOETA Arquitetura

Assessoria

< Voltar para Projetos