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SENHORITA BIJOU – ACESSÓRIOS FEMININOS

São Paulo / SP , Brasil – 2010

Área: 35 m²

O objetivo principal deste projeto, concebido pelo escritório Idoeta Arquitetura, foi criar um espaço que ao mesmo tempo fosse versátil, econômico e que imprimisse uma forte identidade para esta nova marca. Para tal procurou-se passar uma característica moderna e sobretudo funcional, para este ponto de venda, fato o qual permite uma mudança rápida e com baixo custo das características de seu interior para que este se adapte à exposição e comunicação visual de novas coleções.
A identidade visual da – “Senhorita Bijou, Acessórios Femininos” – foi idealizada tendo como base o conceito retro moderno saindo assim do status quo dos projetos, desse segmento, nos quais a tendência é serem em sua maioria monocromáticos. O retro moderno além de ser identificado pelas formas de móveis e objetos, também se destaca pelo uso de texturas, cores vibrantes e combinações ousadas.
Segundo a arquiteta Lina Idoeta, essa releitura do estilo utilizado nos anos de 1950, 60 e 70, permitiu principalmente a reutilização de materiais e móveis antigos. O conjunto central formado pelo guarda-roupa, a penteadeira e seu banco de design retro foram repaginados, com pintura laca turquesa e patchwork, para esta nova função de compor a identidade visual da marca. A proposta deste conjunto, no qual podem ser expostas diversas peças, foi a de também criar uma atmosfera lúdica e romântica transportando assim cada cliente para interior de seu próprio quarto, onde costuma sentar-se para experimentar suas peças. Este conjunto central também foi projetado para transformar-se facilmente em um quiosque comercial para exposição dos produtos da marca em outros locais sem que ocorra a perda das principais características visuais e funcionais da loja.
Outra solução criada para este ponto de venda foi o uso de cortinas de pano, em formato curvo, usadas no fundo da loja e no mezanino que além de possibilitar um ambiente mais feminino e aconchegante, podem ser substituídas facilmente adaptando assim o local às trocas de coleção da marca. Os panos de fundo são também divididos em diversas tiras o que permite intercalar as cores, as texturas e estampas. As luminárias da loja são flexíveis, tornando-as adaptáveis às mudanças de layout e utilizam lâmpadas “LED” que permitem maior economia, eficiência energética e menor geração de resíduos.
As cortinas de pano também foram utilizadas para compor a decoração da vitrine que neste caso além de sua função estética são utilizadas, quando fechadas, para ocultar o interior do ponto de venda para possíveis mudanças de layout, coleções e limpeza. Há também dois totens que compõem o ambiente, usados tanto para expor peças como para abrigar a parte operacional e o caixa que ficam disfarçados nos móveis, o que da um ar clean, não ocupa muito espaço e não interfere na decoração do ambiente.
O piso utilizado na loja simula a madeira com fidelidade, porém é um material composto principalmente por PVC reciclado pós-consumo, característica que o faz ser reconhecido por critérios do “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), como um material adequado para o mercado de produtos e serviços que seguem os rígidos padrões dos “Green Buildings”.
O mezanino recuado foi criado principalmente para cursos e workshops e integra os dois ambientes criando uma sensação de amplitude. Os móveis utilizados neste espaço, também são outro exemplo de reaproveitamento e novo uso de materiais, foram comprados em antiquários e reformados para se moldarem a nova identidade da marca.

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